Quilombo do Prata Recebe ação itinerante dad Saúde Municipal

Entre os procedimentos ofertados estiveram consultas médicas, de enfermagem, dispensa de medicamentos e serviço social, além de atualização da caderneta de vacinas

 

Os moradores do Quilombo do Prata, em São Félix, tiveram nesta quinta-feira, 5, a oportunidade de ter acesso a uma série de atendimentos em saúde através de uma ação itinerante realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. Quem esteve na Escola Municipal Miguel de Sousa Rodrigues durante a manhã conseguiu realizar consultas médicas, de enfermagem, serviço social, medicamentos da farmácia básica, dentre outros serviços.

A moradora Darlene Francisca foi uma das pacientes a buscar o atendimento e disse estar satisfeita com a iniciativa. “A saúde veio até nós aqui na comunidade e isso é muito bom. Parabéns ao prefeito, eu acho que isso é muito importante, e tem uma grande quantidade de medicamentos aqui para quem precisa”, comentou a moradora.

No local também houve pesagem do Bolsa Família, atualização do cartão do SUS e da caderneta vacinal e visitas domiciliares da equipe de Endemias. Os trabalhos da equipe foram acompanhados pelo prefeito Carlão, que reforçou seu compromisso com a prestação de um serviço de qualidade à população. No total, foram realizadas 25 consultas e aplicação de 30 vacinas.

“O Governo Municipal está buscando dar sua contribuição, estar mais próximo da população, a gente tem procurado melhorar e muito a saúde, com as ambulâncias, aquisição dos equipamentos e medicação da farmácia básica, apesar das dificuldades financeiras, cumprindo nossa obrigação valorizando os servidores com o piso da enfermagem, e assim prestar um serviço de qualidade para a comunidade de São Félix”, disse.

Carlão destacou que levar saúde de qualidade a todos é um dever como gestor. “Esse é o papel do prefeito, é para isso que fomos eleitos. Vamos desenvolver essa ação no Baixo Jalapão, região da Cordilheira, Barrinha do Brejão, e até o último dia de mandato vamos continuar com esse trabalho, que apesar das dificuldades temos buscado desenvolver uma gestão transparente, responsável, e tendo como referência dar um tratamento humanizado ao povo de São Félix. Temos nos esforçado, sem deixar faltar os profissionais e pagando rigorosamente em dia os servidores”, comentou.

A secretária municipal de Saúde, Jarla de Abreu, destacou que as ações seguem um planejamento da Secretaria. “Estamos empenhados em proporcionar uma saúde de qualidade a nossa população e em todos os cantos do município, essa é a gestão do prefeito Carlão que sempre trabalhou e trabalha com responsabilidade, honestidade e acima de tudo o respeito com cada munícipe. Em breve estaremos com nossa equipe na Região do baixo jalapão”, reforçou.

Jarla disse ainda que a Saúde está realizando a campanha de multivacinação. “Estamos realizando a pesagem do bolsa família, atualização do cartão do SUS, visita domiciliar da equipe de agente de endemias, e principalmente apoiando a equipe de imunização municipal com a Campanha Nacional de Multivacinação. Aproveitando o momento quero convidar a população de 0 a 15 anos do nosso município a participar do dia D, que será no dia 21 de outubro na nossa UBS, com muitas brincadeiras, lanches e diversão”, ressaltou.

A ação no Quilombo do Prata também foi acompanhada pelo vereador Luizinho Barbosa, que elogiou a atuação da equipe municipal. “Quero parabenizar a Gestão, a equipe de saúde prestar esse atendimento hoje, só assim nossa população tem os médicos mais próximos, para poder fazer um atendimento de qualidade ao nosso povo”, finalizou.

Atendimentos

A médica Maisa Vasconcelos se emocionou ao falar da importância dos atendimentos à população rural. Para era, como profissional, a ação representa a realização do sonho de possibilitar a saúde para todos.

“É um projeto que desde quando ingressei na saúde estamos trabalhando, já existia e nós decidimos amadurecer, com o apoio da Prefeitura. A nossa equipe está completa hoje aqui. Para mim é uma alegria muito grande, uma satisfação imensa estar aqui, um sonho profissional, e eu acho que saúde é isso, atender aqueles que realmente precisam dela, e que muitas vezes não têm condições de sair de seus lares e estarem se deslocando. Obrigada pela oportunidade, e tenho o maior prazer em estar fazendo isso. É muito mais que uma injeção, é pensar no próximo, é solidariedade”, comentou a médica.

A mesma emoção foi compartilhada pelo enfermeiro Hamilton Ribeiro. “Estamos prestando o melhor serviço que podemos hoje e vamos continuar com esse objetivo”, reforçou o profissional.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support