HISTÓRIA SÃO FÉLIX DO TOCANTINS
O município de São Félix do Tocantins situa-se na Área-Programa Leste do Estado do Tocantins. Pertence ao Pólo Ecoturístico do Jalapão e faz parte da Região Administrativa XII do Estado. Geograficamente é o mais central do Jalapão, limitando-se ao Norte com o município de Lizarda, ao Sul com Mateiros, a Oeste com Novo Acordo e a leste com o Estado do Maranhão.
O povoamento do município iniciou com migrantes nordestinos vindos principalmente do Piauí, Maranhão e Bahia, surgindo como arraial em 1736, por obra e coragem do Sr. Carlos Marinho (comerciante) e como representante das pioneiras da região; a Sra. Marcelina Neves da Cunha, falecida no dia 03 de agosto de 2007.
Foi emancipado no dia 20 de fevereiro de 1991, pela Lei Estadual 251, tendo como 1ª Prefeita a Sra. Maria Nazaré Chaves dos Santos, que administrou no período de 1993 a 1996.
A cidade é claramente dividida em duas partes, separadas pelo Ribeirão São Félix.
Destaca-se como área de lazer a Praia do Alecrim e a Praia Rica que ficam às margens do Rio Soninho (Sono); a Cachoeira da Jalapinha; Praia do Arapuá; Encontro do Rio Sono com o Rio Novo; o Fervedouro do Alecrim; poço de água morna e borbulhante em decorrência das nascentes que brotam da areia, localizado nas proximidades da sede municipal, conhecido como fervedouro. Recentemente foram mapeados mais dois fervedouros na zona rural.
Tem como Padroeira Nossa Senhora Imaculada Conceição, a qual é homenageada no dia 08 de dezembro ocasião que ocorrem os festejos na cidade, dias 29/11 a 08/12.
No artesanato destaca-se o Capim Dourado, matéria prima retirada nas veredas do município, uma vez ao ano da qual fazem bolsas, chapéus, cintos, jogos americanos (sous-plat), tiaras, mandalas, caixas, etc.